Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Universíade reforça Brasília como destino de eventos


Foto: Divulgação

Vinda de 10 mil atletas para Jogos Olímpicos Universitários de 2019 reforça papel de Brasília como um destino internacional de eventos, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur, que apoiou captação do evento.

A escolha de Brasília para sediar a Universíade (Jogos Olímpicos Universitários) de 2019 vem coroar a contínua melhora da posição internacional de Brasília na captação de eventos internacionais. A avaliação é do presidente da Embratur, Flávio Dino, que apoiou a Secretaria de Turismo do Distrito Federal captação do evento. Dino lembra que a capital do país vem de um avanço significativo nos últimos resultados da ICCA (International Congress & Convention Association), que mede a captação de eventos internacionais. “Brasília já é a 3ª cidade brasileira no ranking da instituição, atrás apenas de São Paulo e Rio”, lembra Dino.

Na avaliação de Dino, a recepção da Copa das Confederações, este ano, da Copa do Mundo, no ano que vem, e da Universíade colocarão Brasília em um novo patamar internacional na captação de eventos. “Em 2012, a capital já recebeu 22 eventos rankeados pelo ICCA. Tenho certeza que a partir de agora esse número crescerá muito mais”, afirma Dino. Segundo ele, a escolha de uma cidade para sediar um megaevento acaba influenciando os organizadores de seminários e convenções, já que aponta a todo o mundo que aquele destino está apto a receber eventos de qualquer porte.
Universíade e Apoio à Captação

Os Jogos Olímpicos Universitários são realizados desde 1923. O Brasil sediou a competição apenas uma vez, em 1963, quando o Universíade aconteceu em Porto Alegre. Realizados a cada dois anos, o Jogos reúnem mais de 10 mil atletas de todo o mundo que competem em cerca de 20 modalidades esportivas.

Foto: Divulgação
Desta vez, sua captação foi conseguida com apoio da Embratur, que atuou por meio de seu Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, ação da diretoria de Produtos e Destino. Recentemente, a diretoria realizou seminários para capacitar estados e municípios a disputarem a captação de eventos internacionais.

A Embratur ap0ia órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição. O auxílio à captação consiste em apoio à candidatura do país (e à cidade) na fase da disputa para ser a sede. Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não sejam o Brasil.



Fonte: aquarela2020/ Embratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião quanto a matéria?