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terça-feira, 1 de outubro de 2013

Melhor Idade e o Turismo

Sem limitação de calendários e tomando cuidados na escolha de roteiros e serviços, o idoso pode aproveitar as promoções para viajar na baixa temporada.


Após entrevistar mais de 500 mil pessoas por telefone, uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup nos Estados Unidos, entre os anos de 2010 e 2011, contribuiu para cristalizar um conceito comum: a terceira idade é a mais feliz das fases da vida. Pelo menos, deveria ser.

Outra pesquisa, a Hábitos de Turismo na Terceira Idade, realizada pelo Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração, revela que 32,9% das pessoas acima de 60 anos viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de sete dias no destino escolhido. Entre muitos detalhes, o estudo mostra que os viajantes idosos gostam de áreas serranas, praias, áreas rurais, cidades culturais, resorts e destinos com neve.

Além disso, check-in antecipado para evitar filas, ficha médica com remédios utilizados e seguro-viagem estão entre os serviços que os turistas da terceira idade gostariam que as agências oferecessem. Cuidados básicos para viagem inesquecível em qualquer idade. Idade não pode ser limitação para embarcar em uma viagem emocionante. Além de escolher roteiros adequados à disposição e economias, o viajante mais velho precisa tomar alguns cuidados para desfrutar tudo que a experiência pode oferecer.


Ritmo

A recomendação é válida para turistas de todas as idades. Os pacotes fast trip, do tipo “Conheça a Europa em dez dias”, vão exigir muitos deslocamentos e diversas trocas de hotéis. Pode sair mais caro e, aparentemente, subaproveitado, mas passar mais tempo em lugares pré-selecionados será menos cansativo e mais proveitoso. 

Adaptação ao cliente Alimentação e hospedagem são os itens que idosos mais prestam atenção quando viajam.

Na pesquisa Hábitos de Turismo na Terceira Idade, a falta de alimentação especial para hipertensos e diabéticos foi citada por quase 38% dos entrevistados. Quando o assunto é a avaliação da hotelaria, 31% reclamaram da falta de atendimento especializado; 23,7% dos banheiros sem apoio e 20,8% da falta de rampas e corrimãos. Saúde em dia Todos os medicamentos precisam estar na bagagem, e é melhor despachá-los, bem como os equipamentos médicos. 


A receita médica também é indispensável, principalmente em viagens para o exterior. Remédios de uso contínuo e de uso não controlado devem ser levados na bagagem de mão. 



Em caso de restrições alimentares, é interessante pesquisar a tradução dos produtos no idioma do destino para não correr riscos na hora das refeições.

Direitos

Segundo o Estatuto do Idoso, as empresas de transportes rodoviários interestaduais são obrigadas a reservar dois assentos gratuitos, desde que a pessoa tenha idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

A Cartilha do Idoso, elaborada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), está disponível no site da entidade (www.antt.gov.br).

Assistência médica Seguro-saúde é essencial para garantir atendimento em caso de emergências, independentemente da idade do viajante.

Muitos pacotes, principalmente para a Europa, incluem o benefício. Mas não custa nada certificar-se antes com a agência de viagens.

Companhia

Viajar sozinho até pode ser uma opção, ainda que mais cara, por causa da hospedagem, quase sempre cotada para quartos duplos. Mas, sem uma companhia de viagem, a alternativa mais segura são os grupos ou excursões. Em geral, eles são acompanhados por guias experientes, que podem ajudar na tradução, com informações relevantes e na organização.

Conforto

O meio de transporte é importante para garantir conforto nos deslocamentos e boa disposição no desembarque. Viagens de trem são gostosas, mas podem ser cansativas, conforme o trajeto e a categoria da cabine. A mesma dica vale para percursos feitos em ônibus ou avião. O tempo de deslocamento e entre as conexões precisa ser suficiente para sair de um lado a outro em estações e aeroportos. 

Itinerário

Viagem nos períodos de férias é para quem tem limitações de calendário. Para os idosos aposentados, é possível aproveitar os descontos em hotelaria e passagens aéreas oferecidos durante a baixa temporada. Além do preço menor, os lugares estão mais vazios, o que torna as visitas mais confortáveis.

Pacotes

Foto - ceara2014.com
Fortaleza Seis noites de hospedagem no Maredomus Hotel com café da manhã. O pacote inclui passagens aéreas da Azul, a partir de Curitiba, e traslados. A partir de R$ 1,9 mil por pessoa em apartamento standard. 

Foto - ecopassaporte.com 
Fernando de Noronha. Quatro noites com café da manhã. Inclui passagens aéreas da Azul, a partir de Curitiba, traslados, palestra de introdução sobre a ilha, um tour num veículo 4x4 e aula de mergulho. A partir de R$ 3.298 por pessoa. Na BWT Operadora. Informações pelo telefone (41) 3888-3499 ou no site www.bwtoperadora.com.br.

placesonline.com - hotel Campanile Bastille 
Em Paris Seis noites de hospedagem no hotel Campanile Bastille com café da manhã. O pacote inclui passagens aéreas da TAM, a partir de São Paulo, e traslados. A partir de R$ 3,2 mil por pessoa em apartamento duplo. Na CVC. Informações pelo telefone (41) 3345-4790 ou pelo site www.cvc.com.br.

Caldas Novas (GO) São sete noites de hospedagem no Thermas DiRoma com meia pensão (café da manhã e jantar). O pacote inclui passagens aéreas, a partir de Curitiba, e traslados. A partir de R$ 1.850 por pessoa em apartamento duplo. Na BWT Operadora. Informações pelo telefone (41) 3888-3499 ou no site www.bwtoperadora.com.br.

Foto - hotel em Costa do Sauípe - nainternet.net 
Promoções Costa do Sauípe (BA) Concurso de beleza, noite da gafieira, superbingo, aulas de dança, jantar de gala e baile de máscaras.

Programação desenvolvida para o público acima de 60 anos, que tem disponibilidade para viajar fora de temporada. Os pacotes de hospedagem – sem passagens aéreas e traslado – são de domingo a quinta-feira. Duas noites na semana saem por a partir de R$ 738 por pessoa (all inclusive no Sauípe Park, Club, Fun e Class). Informações no site www.costadosauipe.com.br.

As Refeições

Porque a grande parte do mercado acredita que é o idoso quem deve se adaptar a oferta e não o mercado de alimentação.

Um grande número de restaurantes tem opção de cardápio para crianças.

Mas, quantas vezes você viu um cardápio escrito com letras maiores, para facilitar a leitura pelas pessoas mais velhas? Pior, você já recebeu um cardápio onde esteja escrito que há preparações especiais para pessoas da terceira idade? Algo como: "caso tenha alguma restrição alimentar, converse com o garçom e saiba as opções que possuímos para atendê-lo". – Certamente, NÃO!

Vamos lembrar que num restaurante há um responsável pela cozinha e que é capaz de preparar algo fora do cotidiano da casa e que os restaurantes tem um estoque mínimo o qual pode ser usado para a preparação de uma alimentação específica.

Você não deve se intimidar em fazer o pedido, pois caso não seja atendido deve lembrar que não vai comer de graça, não esta pedindo um favor, irá pagar pela refeição. “Você tem direito de fazer uma refeição que o deixe feliz, satisfeito e principalmente despreocupado”.

Isso se aplica ao café-da-manhã, almoço, lanches e jantar. 

Se o leite disponível é integral, peça o desnatado, mesa só tem manteiga? Peça margarina light. Achocolatado comum? Quero diet! E assim por diante. Pode até ser que estes estabelecimentos não tenham estes produtos, mas muitos passarão a oferecê-los na medida em que são solicitados.


A Sobremesa

Em buffets encontramos tudo colorido, cheio de cremes e recheios. Dá água na boca, principalmente na boca do diabético e do "acima do peso", que só encontram enfim, uma única opção (lá no cantinho), isso quando a tem.


lembre-se que são vários os motivos que levam à recomendação para que coma menos açúcar.
Se não houver opção no buffet ou no cardápio, - PEÇA!

A Conta!

O papel amarelinho, letras pequenas e de cor preta ou então o papel branco e letra roxa.

Num ambiente é mal iluminado, difícil de enxergar? É neste momento que muita gente paga sem conferir. Caso você não consiga enxergar ou mesmo entender o que está escrito, peça para o garçom ler (ou decifrar) para você. Item por item, quantidade cobrada e o total, com calma. 

Afinal, se você não tem como conferir vai simplesmente pagar?

Nos casos de viagem em grupo, o restaurante e cardápio são pré-definidos.

Ao participar destes passeios, comunique antecipadamente ao responsável, suas restrições alimentares para que ele possa providenciar refeições adequadas.

Então cabe aos consumidores da terceira idade ajudar os empresários e para isso devem ser colaborativos, com críticas construtivas que apontem as necessidades. Quando você apontar as necessidades e o gestor do estabelecimento não atendê-lo, deixe de frequentar e recomendar este local.

Qual o motivo de você ser cliente de um estabelecimento que não estar preocupado com você? Vá ao concorrente, veja se a postura dele é diferente! Quem sabe você descobrirá que a mudança valeu a pena, que você recebeu a atenção que desejava e o momento vivido naquele ambiente foi, de verdade, muito agradável. Boa viagem e se alimente bem.


Fonte: idosoecotidiano@gmail.com gazetadopovo.com.br/turismo

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